terça-feira, 9 de setembro de 2008

Intervenção no mercado imobiliário americano beneficiará economia global, avalia Mantega

Fonte: Agência Brasil 09/09/2008

"
Brasília - O ministro da Fazenda, Guido Mantega, disse hoje (9) que a intervenção do governo norte-americano no mercado imobiliário foi, não só necessária, mas acertada do ponto de vista da economia global. Segundo ele, a decisão evitou a deteriorização da crise que poderia atingir o Brasil. Ele disse que o agravamento da crise, em algum momento, poderia afetar o Brasil, que já está sendo atingido pelo problema. O Tesouro americano anunciou no último domingo (7) a ajuda de US$ 200 bilhões às duas maiores agências hipotecárias do país, Fannie Mae e Freddie Mac.
Mantega lembrou que as duas empresas têm impacto não só no mercado imobiliário americano e sua falência poderia provocar uma quebradeira nos Estados Unidos, que poderia arrastar o sistema financeiro mundial.
"A economia [brasileira] está robusta. [Mesmo assim] sempre afeta um pouco. Essa saída de capitais da bolsa de valores brasileira e a remessa de lucros e dividendos [das empresas para as matrizes no exterior] é resultado da crise financeira. Se não houvesse a crise, não teria essa saída."
Se a crise ficar nesse patamar, acredita o ministro, o problema não afetará mais o Brasil. Outro fator, porém, tem ajudado a crise: o posicionamento do Banco Central Europeu, que, nesse momento está numa situação muito conservadora, ao estabelecer os juros em 4,25% ao ano. A medida foi criticada por Mantega.
"Tanto que a União Européia está sofrendo por causa disso. Os países europeus estão com um problema de crescimento muito baixo. Há uma retração forte no crescimento e as economias estão entrando em recessão. Isso é ruim e talvez tenha sido um equívoco", avaliou.
O ministro não quis fazer projeções sobre a decisão do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central, que até amanhã (10) define a taxa básica de juros da economia brasileira, atualmente em 13% ao ano.
"

Essa notícia faz parte do clipping da 212 CAPITAL de informações relevantes a seus clientes e colaboradores. Esse clipping é de caráter meramente informativo e não comercial.
Marcus Herndl Filho e Leônidas Herndl – 212CAPITAL